Cardea
Desafios e Oportunidades de Patrocínio em Eventos Digitais
Arena Live

Mais um Arena Live e dessa vez tratamos de um assunto importantíssimo para todos os tipos de evento e também uma “dor de cabeça” para os organizadores que ainda buscam adequar seus negócios ao novo mercado de eventos digitais: Patrocínio!

Nesta edição buscamos trabalhar o tema de forma sistêmica, olhando ambos os lados da equação de financiamento de qualquer ecossistema de eventos: O lado do realizador, que busca reformular suas entrega de valor e reposicionar seus entregáveis para os patrocinadores agora em um ambiente totalmente virtual; e o lado do patrocinador, que continua tendo em seu horizonte estratégico os mesmos objetivos e necessidades que tinha nos eventos presenciais, só que buscando alternativas e oportunidades em um novo ambiente fragmentado de atenção de seus públicos alvos.

Com base nessas duas premissas, vamos conferir os conteúdos abordados:

Desafios e Paradigmas

O principal desafio do realizador de eventos nesse momento é demonstrar valor consistente em suas ações para a participação do patrocinador. Isso traz para o debate diversas questões que já eram pauta nos eventos, dependendo do porte e da proposta de cada um: Como lidar com a relação conteúdo/venda ao longo do evento?

Este foi o ponto onde mais investimos tempo e desenvolvimento nesses últimos anos, construindo outro tipo de relação entre os patrocinadores e os participantes de evento online. É preciso construir uma relação de cocriação entre o realizador e o patrocinador, buscando encontrar a proposta correta e, principalmente, o melhor conteúdo para engajar sua audiência.

O foco no conteúdo tem sido uma das chaves mais importantes nesse processo. Um conteúdo que amplie a percepção do participante em relação ao patrocinador, não como um “vendedor” apenas, mas como uma referência e uma autoridade nos temas que ele aborda. Para tanto, o realizador de eventos digitais precisa estar preparado para fornecer muito mais do que uma “aplicação de logo no overlay” ou um “agradecimento na abertura” e partir para uma criação conjunta de conteúdo que realmente entregue valor.

Uma mudança estrutural

Tivemos a honra de receber duas pessoas incríveis ligadas diretamente ao desenvolvimento dos ecossistemas de tecnologia da América Latina, para falar da perspectiva dos patrocinadores em nosso painel final do Arena Live. Adriano Rodrigues, Community Manager da Microsoft e Wellington Rosa, Gestor de Developer Relations da Oracle América Latina conversaram conosco sobre a percepção de grandes empresas no processo de patrocínio.

O grande destaque do papo foram os depoimentos da importância de processos abertos de criação conjunta para gerar valor dentro dos eventos. A criação conjunta de conteúdos e espaços dentro dos eventos digitais foi uma mudança interna de mentalidade dentro da Oracle, destacou Wellington, que expandiu o engajamento de suas áreas de negócio e mudou a abordagem de suas ações dentro dos eventos digitais. Nessa mesma linha, a Microsoft pôde desenvolver um trabalho de colaboração direta com os públicos mais afinados aos seus conteúdos, comenta Adriano, gerando espaços onde ela poderia valorizar e impulsionar pessoas que estavam empolgadas e engajadas com suas tecnologias. Investir em comunidades tem relação direta com “fazer junto”.

Concluindo, a percepção dos patrocinadores é que o meio dos Eventos Digitais é uma ferramenta complementar e permanente, que deve perdurar mesmo com o retorno dos eventos presenciais. Esse processo de mudança e reconstrução do discernimento sobre o valor dos eventos está em curso e quem melhor se alinhar no processo vai desenvolver grandes possibilidades e parcerias para o futuro.

Novidades do Hopin

No nosso boletim de novidades sobre a plataforma temos o destaque da nova ferramenta de Q&A própria. Além da integração como Slido, agora o Hopin também permite o uso de perguntas ranqueadas dentro das salas e palco, que podem ser utilizadas para ampliar as interações entre os participantes.

Além disso, melhorias nos analytics em tempo real da plataforma permitiram o desenvolvimento de uma série de processos de Gamificação criados e executados com muito sucesso pela Arena em seus eventos. Estamos bastante empolgados com as possibilidades de desenvolvimento de engajamento a partir dessas novas ferramentas.

Para finalizar, foram adicionadas as possibilidades de uso de emojis nativos e de “reply” nas mensagens no chat do evento, dando mais ferramentas para interações entre participantes ao longo dos eventos.

 

Quer saber todos os detalhes e dados sobre
nossos Eventos? Cadastre-se e vamos conversar sobre!